Carina Dragone –MTB: 30.986
Sua empresa está perdendo o jogo no mercado? Entrando em crise? Antes que a sua organização entre no extremo é preciso pensar e agir numa mudança de rumo, ou seja, um redirecionamento para a obtenção de resultados superiores aos da média ou diferentes dos alcançados anteriormente, de maneira sustentável e segura.
É necessário analisar todos os departamentos da empresa. Ver o negócio interna e externamente. Para assim promover uma reviravolta, porém sozinho o empresário terá muitas dificuldades devido ao fato de estar dentro do problema, das situações que tem de administrar no dia a dia, não enxergando claramente as transformações que serão importantes fazer. Por isso, aprenda a ver os indicativos de que algo não vai bem.
Conheça os sinais de que a empresa está perdendo o jogo no mercado
A crise financeira é um problema que afeta muitas empresas. Quando a economia está em baixa, elas enfrentam uma série de dificuldades, como aumento dos custos, redução da demanda e queda na receita. É importante para os proprietários e gerentes ficarem atentos aos sinais, para que possam tomar medidas para corrigirem os problemas antes que eles se tornem catastróficos. Neste artigo, citaremos alguns dos principais para que você possa determinar se a sua empresa está passando por um problema, confira.
- aumento desproporcional de custos;
- decréscimo sucessivo nos resultados financeiros e contábeis (redução de lucro, queda nas vendas, redução da rentabilidade, variações anormais de ações, etc.);
- deterioração gradual da geração de valor ao acionista;
- perda de credibilidade no mercado;
- detecção de fraudes contábeis, alterações indevidas em saldos de inventários e demais ações ligadas à corrupção, praticadas internamente;
- perda de clientes (crescimento nas taxas de “churn”);
- falhas no desenvolvimento de produtos;
- aumento no nível de endividamento;
- elevadas taxas de “turnover” e absenteísmo.
Saiba quais medidas devem ser tomadas
A partir daí, promover uma sequência de transformações não será uma tarefa fácil. No entanto, existem consultorias especializadas em estratégia de negócios, gestão empresarial e “turnaround” para planejarem e conduzirem todo o processo e você virar esse jogo no mercado a seu favor. Esses especialistas são denominados de “turnaround managers”, pois são agentes que promoverão a renovação do seu negócio, à normalidade operacional e financeira. No raio-X que mostrará o diagnóstico de seu empreendimento irá conter as causas do declínio e a real gravidade da crise. Inclusive, a possibilidade de sobrevivência, os erros estratégicos, o contexto de mercado, a posição dos “stakeholders”, toda a situação operacional e a capacitação dos diretores.
Lógico que algumas atitudes de emergência serão tomadas, principalmente quanto ao caixa que terá o objetivo de gerar recursos em curto prazo para possibilitar o suporte para as mudanças sugeridas.
Outra alteração está na eliminação dos processos desnecessários na organização, tornando a empresa mais ágil e competitiva. É indispensável reexaminar o processo produtivo, averiguar a possibilidade de redução de custos, renegociar dívidas e remodelar os controles internos.
Um dos fatores relevantes nesta reestruturação é a participação de todos os envolvidos com a empresa, desde os diretores, colaboradores, credores. O procedimento deve estar integralizado de maneira transparente, com objetivos bem definidos para que o “turnaround” tenha resultado efetivo e benéfico para a instituição, funcionários e credores.
No entanto, é preciso estar aberto para aceitar as mudanças necessárias e foco para superar as adversidades que se apresentarão. Somente com uma ajuda especializada e um trabalho árduo de todos os envolvidos poderá virar o jogo no mercado e começar a ganhar da concorrência.
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