Accountant expertise. Newsletter, notification for letters. Bookkeeper calculation, booker with correspondence, submit document. View checklist online. Vector isolated concept metaphor illustration.

Orçamento empresarial: descubra sua importância para o negócio 

O orçamento empresarial é uma ferramenta fundamental que faz parte do planejamento financeiro de uma empresa. Esse documento detalha todas as despesas e receitas de um negócio durante um determinado período, fornecendo informações importantes para o funcionamento dele. 

Desse modo, seu uso permite que o gestor controle as operações de curto e longo prazo, auxiliando na condução da organização para atingir os objetivos alcançados. Assim, entenda melhor sobre o assunto lendo o artigo a seguir. 

Como criar um orçamento empresarial adequado? 

Para criar um orçamento empresarial eficaz, o primeiro passo é necessário realizar um diagnóstico da empresa, estudar suas finanças e reunir informações relevantes do negócio. O gestor deve avaliar a evolução e compreender valores médios de vendas, lucros, sazonalidades nas vendas, dentre outros aspectos. Confira mais a respeito. 

Metas do orçamento empresarial  

O segundo passo consiste em definir as metas da empresa. É fundamental que sejam factíveis e estejam tolerantes nos recursos disponíveis. Para estabelecer as metas, é possível percorrer o plano de negócios da empresa, onde constam as metas gerais da organização. São possíveis: reduzir os custos fixos em 15% até o meio do ano ou aumentar o lucro bruto em 10% por meio da redução dos custos variáveis. 

Projeção de vendas  

A terceira etapa é realizar uma projeção de vendas. O objetivo é estabelecer o volume de vendas que a empresa deseja alcançar no futuro. Essa fase é muito importante, pois serve como base para outras partes do orçamento, como o planejamento de despesas, custos e investimentos.  

Para fazer a projeção de vendas, é preciso levar em conta todos os canais de comercialização da empresa (loja física, online, receitas) e os produtos e serviços oferecidos aos clientes. Em seguida, é necessário calcular o volume médio de vendas para cada item e canal. 

Outras fontes de receita  

Embora a receita principal da empresa venha de suas atividades principais, é comum que haja outras fontes de receita, como aluguel e investimentos financeiros. Portanto, é importante projetar o recebimento dessas receitas que não derivam das vendas. 

Custos e gastos  

Para estimar os gastos do próximo ano, é necessário listar todos os custos e despesas da empresa. Isso inclui custos fixos e variáveis, bem como, despesas fixas e variáveis. 

Ativos permanentes  

Os ativos permanentes são todos os bens e direitos da empresa, incluindo ativos tangíveis (imóveis, equipamentos e máquinas) e intangíveis (marcas, direitos autorais e títulos financeiros). 

Estratégia de investimento  

As empresas que buscam crescimento precisam investir em suas operações. É fundamental planejar os investimentos que serão realizados, como expansão do negócio, contratação de novos funcionários ou aquisição de equipamentos. Além disso, é importante determinar a origem dos recursos que serão utilizados para realizar esses investimentos. 

Estruturação  

Por fim, com todos os dados levantados anteriormente, é hora de estruturar o orçamento empresarial em uma planilha ou software, adequado às necessidades e tamanho da empresa.  

Enfim, a elaboração do orçamento empresarial é essencial para fazer estimativas de receitas e despesas, os gastos com compras de equipamentos, ferramentas e a perspectiva do crescimento do empreendimento. Logo, o acompanhamento dos resultados é crucial para identificar falhas antes que o problema se torne maior e garantir o sucesso do negócio. 

Você gostou desse texto sobre orçamento empresarial? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada! 

Artigos Relevantes