Prancheta 1

A persistência nossa de cada dia!

Simone Dragone

Você já parou para pensar no que faz algumas pessoas conseguirem superar as dificuldades e outras não? Já tentou entender se existe algum fator determinante, como a persistência? Hoje em uma conversa com uma cliente-amiga questionamos sobre essa questão.

Lembramos de muitos exemplos de sucessos pessoais e profissionais, buscando os pontos em comum. Sendo eles, as variáveis de tempo, situação econômica, cultural e tantas outras. Confira mais a respeito!

A persistência move a vida?

O que realmente detectamos em todos os nossos exemplos foi a PERSISTÊNCIA. Alguns chamam de insistência, determinação, ou ainda, de perseverança. No entanto, sempre estamos falando da capacidade de continuar e fazer o que precisa ser feito, mesmo com dificuldades, igualmente se necessitar fazer de novo e quantas vezes forem preciso até acertar.

Resolvemos escrever sobre isso porque na atividade de recuperação de negócios e gestão de crise temos a convicção de que esse é o grande diferencial para o sucesso de um projeto. Porque para retomar o controle de uma empresa e voltar a atividade para a direção certa enfrentamos inúmeras resistências, desde financeiras até culturais. Ouvimos inúmeras frases como:

  • …, mas sempre foi assim…;
  • … não temos outra opção…;
  • … não vai dar certo…;
  • … ou aceitamos isso, ou teremos problemas maiores…;
  • … vai dar errado…;

Diariamente, desafiamos as adversidades, acidentes de percursos e muitas resistências. Visto que, onde tem crise os imprevistos são abundantes, as informações são distorcidas ou parciais e a reação é lenta.

Usamos muitos recursos para atingir nossas metas – relatórios, controles, KPI´s, parceiros financiadores, e até mesmo a lei para proteger um negócio em recuperação. Todavia, nada disso seria suficiente se não contarmos com a persistência das pessoas envolvidas no projeto.

Reforçamos a persistência no sentido de ação, aquela persistência que nos motiva a agir e fazer de novo quantas vezes forem necessárias até alcançarmos nosso objetivo. Como dizia Henry Ford; “pessoas não fracassam. Elas simplesmente desistem”.

Quais são as dicas para ter persistência?

Tanto na vida pessoal quanto profissional tudo que desejar você terá trabalho para conseguir, pois nada “cai do céu”. Para conseguir o que quer terá que ser paciente porque precisará de tempo, preparo e persistência.

Até porque, geralmente terá que enfrentar suas dificuldades e limites para vencer e obter o sucesso pretendido. Sendo assim, veja como manter a persistência para não desistir e se sentir frustrado.

Entenda a diferença entre persistência e insistência

Primeiro, saiba que se algo que fez deu errado não é indicado repeti-lo da mesma forma. O correto é tentar de outra maneira para chegar ao que deseja. Pois, para isso podem ter diversos caminhos. Logo, ganhará experiência e não desistirá.

Foque no benefício

Acredite sempre em um futuro melhor, não deixe que sua insegurança mine a sua persistência. Pense sempre nos benefícios que obterá ao conseguir o que quer, encontre seu propósito para ganhar energia nesse trajeto.

Faça todas as etapas

Inúmeras vezes a ansiedade nos faz pular etapas na ânsia de chegarmos ao final. Todavia, elas devem ser respeitadas porque tem seus motivos de existirem. Além disso, poderá comemorar cada fase superada e analisar a lição aprendida.

Impressione você e não os outros

Para manter a persistência seu objetivo precisa ser realmente importante para você. Assim, irá traçar metas, superará seus limites para sair triunfante. Não queira fazer algo somente para impressionar os outros, isso é desgastante e não é compensatório.

Cultive a capacidade de reação

Mesmo que vislumbre um futuro não pode esquecer que as situações acontecem no presente. Como não tem certeza do caminho correto é indicado ter um senso crítico e ajustar as ações de acordo com o trajeto. Logo, ter uma estratégia de ação permitirá otimizar esforços e alcançar o sucesso mais rápido.

Aprenda a priorizar

Priorize os pontos que precisam de atenção, desse modo, veja quais são os urgentes e importantes para saber qual deve vir primeiro. O certo são os urgentes, depois importantes e na sequência os demais. Assim, fará uma boa gestão do tempo e esforços para sua luta.

Comemore cada conquista

Não espere chegar ao objetivo para celebrar, comemore cada degrau que subir para alavancar sua vontade ainda mais. Isso ajuda muito na motivação e determinação. Cada conquista é única e vale a pena essa injeção de ânimo.

Enfim, agora que aprendeu mais sobre persistência, siga as dicas dadas nesse artigo para que você consiga ultrapassar a barreira tanto pessoal quanto profissional. Principalmente, se seu negócio não estiver caminhando dentro do esperado é preciso se manter positivo para conseguir mudar o rumo da situação.

Para isso, indicamos que siga a Vero Via no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Artigos Relevantes